Não perca seus compromissos

Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sinfonia de Cristo (Artigo)



ARTIGO 1
A DOR DO JAPÃO, A DOR DOS JUDEUS E A GRANDE SINFONIA DE CRISTO NA TERRA
A História de humanidade é uma sucessão de fatos e situações ao longo dos séculos que se definem como uma técnica musical.
Quando os filósofos gregos iniciaram a elaboração da teoria musical combinando sons e o silêncio, Pitágoras era um que acreditava que a música e a matemática formavam a chave para os segredos do mundo, que o universo cantava.
Os filósofos gregos já sabiam (sem saber!...) que apenas obedeciam, as regras de Cristo, repetindo na arte o comando maior de um sistema já estabelecido e aplicado em todas as instâncias da vida terrena.
Quem conhece música sabe. Primeiro a combinação de sons, afinação e muita lógica na construção de estilos e variações. Sem estes elementos básicos, não se consegue fazer música, seja qualquer estilo.
A música respeita suas manifestações. Na erudita,quando, em uma sinfonia, o piano toca, o violino silencia. É um instrumento que toca e o outro espera e responde. Um som respeita o outro. E, em harmonia, num perfeito contraponto ou fuga barroca, unidos numa perfeita combinação de preservação do som de cada um. O jazz clássico também é prova disto.
Mesmo na elaboração de qualquer outro estilo de música, quando um instrumento toca, o outro acompanha no mesmo acorde e ritmo. Instrumentos diferenciados e em harmonia como complemento em arranjos simples. Quem tem ouvidos sabe.
São regras matemáticas na evolução e composição de sons que, caso não sigam estes elementos básicos, provocam expressões desarticuladas que irão refletir numa desordem e uma finalização desastrosa desta arte milenar.
Assim como é expresso na música, a vida terrena também segue sua teoria de respeito, harmonia e lógica. A vida também responde quando um movimento se expressa.
Os judeus crucificaram Cristo. Os alemães crucificaram os judeus.
Os japoneses crucificaram os americanos. Os americanos crucificaram os japoneses. Os japoneses crucificaram novamente os americanos na guerra econômica...
E os americanos tentam crucificar os países emergentes ou de terceiro mundo.
E estes países crucificam seus povos. E seus povos crucificam seus semelhantes.
O homem destrói a natureza. A natureza destrói o homem.

Isto é matemática. Isto é lógica. Isto é resposta a qualquer movimento.
Isto é música e Pitágoras tem razão, pois o Universo canta a resposta para todos os segredos do mundo.
Na sinfonia de Cristo, ação gera reação. Movimento gera movimento. É lógica, é matemática, é música.
E o que assistimos hoje nesta grande sinfonia terrena é a dor do Japão contida no ódio e raiva histórica. A dor dos Judeus na espera de um novo Cristo para apaziguar suas consciências. A empáfia do americano em ser dono do Mundo. A inércia africana. O deboche dos países emergentes. O descaso dos Ingleses. A guerra Santa orgulhosa. A busca desenfreada do poder econômico. As relações afetivas em decadência.
E isto tudo dentro de uma lógica e harmonia inquestionável que Cristo determinou como movimento terreno. Mas que, infelizmente, é tocado pelas mãos humanas que ainda não entenderam como realmente se faz uma música.
Por isto podemos afirmar, amar ao próximo como a ti mesmo, regra básica da música de Cristo, é muito mais uma questão de inteligência do que crença. Pois, se hoje, o homem conseguisse combinar o som dos movimentos em uma resposta positiva e apoiados nesta premissa, estaríamos inteligentemente melhores e vivendo em um mundo mais digno e feliz.
É hora então de realmente entendermos a sinfonia positiva de Cristo e com inteligência combinarmos sons e movimentos com o silêncio da consciência tranqüila.
Que assim seja
Lenice Sivieri Varanda
Lenice é uma grande amiga minha,e resolvi publicar seu artigo no blog,pois achei muito interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário