Não perca seus compromissos

Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de maio de 2010





A MÚSICA E SUA HISTÓRIA

FLÁVIO VENTURINI




Flávio Venturini nasceu em Belo Horizonte, em 23 de Julho de 1949. Aos 15 anos, já muito ligado à música, começou a estudar acordeão. Meses depois, ganhou um piano de seu pai e matriculou-se na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte para ter aulas de piano e percepção musical.

Durante as décadas de 60 e 70, Flávio Venturini participou de vários festivais, tocou em bailes e clubes na noite, mas nunca deixou de estudar música. Flávio Venturini fez cursos de composição e arranjos com Walter Smetak, Bruno Kiefer, Cláudio Cimbleris e Rogério Duprat.

Foi nos anos 70 que Flávio juntou-se a outros novos compositores para produzir alguns shows de MPB. Entre eles, Lô Borges, Beto Guedes, Tavinho Moura, Toninho Horta e Vermelho, um antigo companheiro de Flávio dos tempos em que serviu o exército. Este grupo formaria no futuro o Clube da Esquina.

Em 1974 Flávio mudou-se para São Paulo, onde participou do grupo O Terço, ao lado de Sérgio Magrão, Sérgio Hinds e Luiz Moreno. Em 1979, Flávio Venturini funda, ao lado do amigo Vermelho, a Banda 14 Bis.

A partir de 1982, ainda participando do grupo, Flávio inicia suas gravações individuais com o disco Nascente. Seis anos mais tarde o músico deixa definitivamente o 14 Bis para trilhar carreira solo.
Fonte:Site Rio Verde fm

Nenhum comentário:

Postar um comentário